25 de Outubro: Dia do Dentista

A nossa homenagem a uma profissão tão dinâmica e tão importante para a saúde e a autoestima da sociedade. Parabéns a todos os dentistas pelo seu dia!

No dia 25 de Outubro é comemorado o Dia do Dentista. Uma profissão desafiadora, com inúmeros campos de atuação e que demanda grande sensibilidade por parte de seus profissionais para lidar com os pacientes e também com a necessidade de frequente atualização.

Nos últimos anos, a Odontologia passou (e ainda vai passar) por diversas transformações. Atualmente, a atuação é muito mais ampla, podendo ir desde os aspectos estritamente fisiológicos até a estética.

Com isso, a maneira como a formação profissional e as especializações também estão sofrendo alterações profundas. Afinal, novas tecnologias e técnicas surgem constantemente. E os profissionais precisam se manter atualizados.

CONHECIMENTO PRÁTICO E CIENTÍFICO

A Odontologia brasileira é reconhecida tanto pela qualidade técnica quanto pelo conhecimento científico. Por isso, não é mais possível separar as áreas ou dar mais importância para uma delas.

Cada vez mais, é preciso realizar diagnósticos precisos e rápidos, além de oferecer tratamentos que atendam às expectativas dos pacientes.

Por isso, o conhecimento é o que move a carreira de um bom profissional. Pesquisar, conhecer novas tecnologias e estar atento às demandas da sociedade é o que realmente faz a diferença para se destacar na área.

UMA PROFISSÃO, INÚMERAS COMPETÊNCIAS

Um dos grandes desafios na rotina de um dentista, porém, está em conseguir conciliar os conhecimentos técnicos com a gestão da clínica e o relacionamento com os pacientes.

Afinal, essas são funções completamente diferentes e, muitas vezes, só são aprendidas no dia a dia de trabalho.

Conseguir clinicar com qualidade e produtividade ao mesmo tempo em que faz a gestão do consultório é uma tarefa bastante desafiadora.

É preciso ter foco, desenvolver planejamentos coerentes e ainda supervisionar as funções administrativas, financeiras e de recursos humanos.

Dessa forma, o profissional precisa ser multitarefa, mas sem deixar de lado as suas especialidades e desenvolvimento.

A HUMANIZAÇÃO DOS ATENDIMENTOS

Um aspecto da profissão que tem sido cada vez mais discutido refere-se à humanização dos atendimentos.

Assim como a qualidade e a excelência nos tratamentos, é primordial oferecer experiências agradáveis e tranquilas aos pacientes.

Especialmente quando falamos de atendimento às crianças, o dentista precisa desenvolver uma delicadeza e sensibilidade para lidar tanto com elas, quanto com as famílias.

Nesse sentido, também é importante destacar o fato de que muitas pessoas ainda não gostam ou têm medo de ir ao dentista. Por isso, há todo um trabalho de convencimento e persuasão para que os pacientes entendam a importância dos tratamentos, colaborem e mantenham a frequência ao consultório.

E o que esperar do futuro da profissão?

A Odontologia é uma das profissões mais antigas da humanidade. Um estudo realizado pela Universidade do Kansas, em 2017, descobriu que os neandertais utilizavam ferramentas odontológicas rudimentares há 130 mil anos.

Mas e o futuro da profissão, qual é? Vivemos o que especialistas chamam de Transformação Digital.  O mundo mudou, as pessoas mudaram e nossos pacientes também. Hoje, é raro receber nos consultórios pacientes que não tenham feito uma pesquisa prévia no Google para saber qual o motivo da dor no dente, ou qual tratamento querem fazer.

A grande maioria é impactada pelas mídias sociais com imagens de dentes bonitos e querem isso para si. E não pense que é apenas uma questão de estética, as pessoas estão cada vez mais conscientes e ligadas em sua saúde bucal. Tudo isso mostra um novo comportamento dos pacientes e é preciso se atualizar  para entender essa mudança.

Mas apesar da digitalização, de cada vez mais ouvirmos sobre Inteligência Artificial e em como as pessoas podem ter  seus empregos substituídos por máquinas, apostamos que muitas tarefas jamais serão exercidas por robôs. E a odontologia é uma delas, onde o carinho humano-humano para tratar um paciente, nunca poderá ser oferecido por uma máquina.

CATEGORIA:

COMPARTILHE:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ao usar este site, você concorda com o uso de cookies. Usamos cookies para fornecer a você uma ótima experiência e para ajudar nosso site a funcionar de forma eficaz.