4 erros de gestão que você não pode cometer em sua clínica odontológica

Será que você está cometendo os principais erros de gestão em sua clínica odontológica? Descubra nesse artigo e mude de postura o quanto antes!

 

Abrir e fazer a gestão de uma clínica odontológica não é uma tarefa fácil. Especialmente quando estamos começando ou quando a equipe é enxuta.

Com o grande número de profissionais na área, a concorrência está cada vez mais acirrada. Por isso, é preciso planejamento e foco para que os investimentos sejam realizados nos lugares certos. E, assim, tragam os resultados esperados.

Será que você não está direcionando os esforços para as tarefas erradas? Veja, a seguir, os 4 principais erros de gestão de clínicas odontológicas para não cometê-los mais!

1 – FALTA OU INEFICÁCIA DE CONTROLE FINANCEIRO

A parte financeira sempre é a mais afetada em casos de má gestão de uma clínica odontológica. Mesmo porque, os erros costumam ser percebidos apenas quando é tarde demais.

É fundamental que a sua gestão financeira seja levada a sério. Por isso, você precisa conhecer muito bem as despesas, o fluxo de caixa e o nível de inadimplência da clínica.

Para tanto, é possível contar com um controle manual em uma planilha de Excel ou com ferramentas automatizadas específicas para esse fim. O importante aqui é manter a rotina de anotar todas as entradas e saídas para que você tenha uma visão realista do seu negócio.

2 – PARTICIPAR DA GUERRA POR PREÇOS

Não é incomum vermos clínicas cobrando preços extremamente abaixo do mercado apenas para atrair pacientes. Mas saiba que esse é um dos piores erros que você pode cometer!

Primeiro porque o seu preço precisa cobrir as despesas e ainda manter a margem de lucro. Depois, porque o perfil de paciente que foca apenas no preço pode não ser o mais ideal para você.

Tenha em mente que ao flexibilizar demais você estará atraindo pessoas que só enxergam o preço. Por isso, assim que aparecer outra clínica oferecendo um valor melhor, elas vão mudar.

Firme contratos, parcelas fixas e tente tabelar os valores para que você tenha uma coerência e também não sofra tanto com a inadimplência.

3 – ENXERGAR O MARKETING COMO UM CUSTO

Com o mercado cada vez mais acirrado, continuar enxergando as atividades de marketing como custo, e não um investimento, é algo que fará com que a sua clínica odontológica não cresça.

Com uma boa estratégia de marketing, você para de depender apenas das indicações e consegue alcançar uma parcela maior de pessoas.

Além disso, o marketing digital é uma opção acessível e altamente eficaz para fidelizar pacientes e se posicionar como referência na área.

Leia também: 5 dicas de marketing digital para dentistas

4 – NÃO TER UM PLANEJAMENTO

Pensar apenas no fechamento do mês é o equivalente a não ter uma boa gestão na sua clínica odontológica. Afinal, você estará vislumbrando apenas o curto prazo e não conseguirá traçar metas desafiadoras para conquistar algo maior.

Por isso, todas as ações devem ser pautadas em um planejamento estratégico e em objetivos. Faça projeções, defina os investimentos que serão feitos e, caso tenha uma equipe, delegue responsáveis e prazos.

Com isso, você consegue monitorar a evolução da clínica e avaliar o que está ou não trazendo os resultados.

Lembre-se de que os erros devem funcionar como uma forma de aprendizado para continuarmos evoluindo. Por isso, não desanime se as coisas não estiverem dando certo no momento.

O importante é seguir com o planejamento e desenvolver uma visão crítica para saber identificar quais ações precisam ser mudadas!

E você, tem alguma dica para compartilhar sobre gestão da clínica? Conte para nós nos comentários!

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