Saiba como tirar fotos odontológicas de alta qualidade e, assim, encantar os pacientes e facilitar a comunicação com laboratórios.
A fotografia odontológica é uma importante ferramenta na rotina de um profissional da área. Afinal, ela permite registrar o antes e depois dos tratamentos, bem como avaliar mais atentamente os casos.
A fotografia pode ser usada como uma forma de divulgar o trabalho da clínica e transmitir mais confiança aos pacientes. Para isso, no entanto, devem ser respeitadas as regras do Conselho Federal de Odontologia (CFO).
Os registros fotográficos também podem ajudar no diagnóstico e no planejamento mais preciso de um modelo de gesso, por exemplo.
Por fim, eles ainda facilitam a comunicação com os laboratórios uma vez que as fotos representam uma prova visual do que precisa ser feito.
Mas como tirar fotos melhores para encantar os seus pacientes e levar os tratamentos a outro nível? Veja algumas dicas a seguir!
1 – INVISTA EM UM BOM EQUIPAMENTO
Apesar dos celulares estarem cada vez mais desenvolvidos em termos de tecnologia fotográfica, o ideal é contar com um equipamento específico para a atividade. Afinal, o zoom das câmeras de celular não permitem fotografar de longe e com alta qualidade.
É possível encontrar excelentes câmeras semi-profissionais com valores abaixo de R$ 2 mil. Com elas, é possível fazer registros de alta qualidade e com a riqueza nos detalhes que o trabalho requer.
Alguns exemplos de câmeras com excelente custo vs. benefício são: Nikon D3100, D3200, a Canon EOS Rebel T3i e a EOS Rebel T3 e a Sony SLT-A37K.
2 – ESCOLHA UMA LENTE ADEQUADA
Além da câmera, também é importante prestar atenção à lente que será usada na fotografia odontológica. A lente, inclusive, pode fazer mais diferença na qualidade do registro do que a câmera em si.
Uma das recomendações é a lente MACRO 100mm, que não distorce a imagem e oferece uma fidelidade alta na fotografia. Aqui, é importante manter uma distância focal entre 85 e 105mm e do tipo Prime (fixa).
3 – CONSIDERE TAMBÉM OS ACESSÓRIOS
A fotografia odontológica exige outros equipamentos além da câmera e da lente. Afinal, é preciso considerar que a foto precisará registrar detalhes da arcada dentária do paciente. Por isso, é importante contar com acessórios que permitam a captura adequada do que é pretendido.
Afastadores bucais são essenciais para tanto. O ideal é que haja as versões adulto e infantil e modelos em C ou em V. Como o modelo em C costuma ser mais confortável, ele pode ser priorizado.
Por fim, tente ser rápido ao fazer a foto para que o paciente não fique desconfortável e não comece a se mexer. Afinal, isso pode dificultar o seu trabalho.
4 – DÊ ATENÇÃO À LUZ
Uma boa foto depende diretamente da iluminação. E isso vale tanto para as fotografias odontológicas, quanto para as demais modalidades.
Para tanto, é preciso considerar um conjunto de fatores. O primeiro deles é a iluminação da clínica. Se o consultório for escuro, você terá um trabalho maior para fazer o registro.
Depois, é importante cuidar do ISO da câmera, que seria o equivalente à sua sensibilidade. Quanto maior o ISO, maior a sensibilidade e a luz que vai entrar pela lente.
Regular o ISO é importante para retratar o tom dos dentes com máxima precisão, e isso pode vir a ser um desafio nas fotos.
Você ainda pode usar o flash acoplado à câmera para ajudar a deixar as fotos mais bonitas. O flash circular costuma ser mais adequado para fotos odontológicas, já que elimina as sombras do corredor bucal e, assim, deixa os dentes posteriores também bem iluminados.
5 – CONTE COM O APOIO DE APLICATIVOS
Existem alguns softwares específicos para as clínicas odontológicas que ajudam o profissional a apresentar as imagens para os pacientes. Assim, a comunicação fica mais clara e se torna muito mais fácil de explicar o procedimento que será realizado.
A Sky Cam Futura é uma dessas ferramentas. Com ela, o dentista consegue exibir as imagens dos dentes por meio de uma tela de LDC e com aumento de até 60 vezes.
Assim, o paciente consegue visualizar as imagens também no detalhe e compreende melhor a importância do tratamento.
Você já usa alguma dessas ou outras dicas para tirar melhores fotos odontológicas? Conte para a gente nos comentários para trocarmos experiências!