O atendimento pediátrico é uma das funções odontológicas mais complexas, por lidar com pacientes delicados e que, frequentemente, se sentem nervosos ou assustados na hora de ir ao dentista.
Esse medo pode dificultar ou até mesmo impedir a realização dos procedimentos, sendo uma barreira para o trabalho do profissional e para a saúde bucal das crianças.
Saiba mais sobre isso e descubra algumas maneiras de tranquilizar seus pequenos clientes. Acompanhe!
Por que as crianças têm medo de ir ao dentista?
Existem diversos fatores que podem causar essa ansiedade, tanto externos como internos. Por vezes, antes mesmo do contato com um consultório odontológico, as crianças já têm algum tipo de má impressão, transmitida por falas de parentes e amigos, ou pela mídia.
Além disso, fazer e conhecer algo novo pode ser um motivo de apreensão. Os instrumentos usados no tratamento também são um causador do medo, especialmente as agulhas, seringas, brocas e equipamentos que emitem sons altos.
Tudo isso contribui para uma experiência multisensorial que nem sempre é agradável, pelo menos, não à primeira vista. Essa imagem ruim pode se solidificar e persistir na vida adulta, impactando na saúde bucal do paciente por muitos anos.
Como tranquilizar as crianças no dentista?
Cabe aos profissionais proporcionar um ambiente seguro, leve e acolhedor, tanto no visual quanto na forma de conversar com as crianças. Outro aspecto importante é a escolha dos produtos utilizados nos tratamentos. Como já falamos, eles são uma das principais fontes de medo e ansiedade.
Por isso, é necessário optar por instrumentos que causem menos dor e que sejam silenciosos, para oferecer procedimentos eficazes gerando menos nervosismo e uma recuperação rápida e tranquila.
Nesse sentido, o sistema da CVDentus oferece cortes precisos e minimamente invasivos, além de proteger as estruturas nobres e os tecidos moles e ósseos, o que reduz inflamações. A tecnologia também não tem aquele barulhinho que muitas crianças, e até adultos, têm medo, como por exemplo dos motores de rotação.
As vibrações provocadas por esses aparelhos, além de assustarem os pequenos, geram mais calor, e podem machucar e causar complicações, caso o paciente se mexa. Dessa forma, os modelos de ultrassom são a opção ideal para evitar o pânico dos pacientes, além de possibilitarem um pós-operatório rápido e com menos dor.
Garanta ferramentas eficientes para procedimentos de Odontopediatria
As pontas com o exclusivo diamante CVD e os piezos da CVDentus irão ajudar você a atender seus clientes com muito mais eficácia, oferecendo uma experiência otimizada e satisfatória. Conheça mais sobre nossos produtos e tire suas dúvidas, clicando aqui.