Quando falamos em saúde, logo vem à tona uma ideia de cuidado integrado em vários âmbitos e com todas as partes do corpo. Isso está correto, já que nenhum dos nossos órgãos funciona sozinho.
Por isso, a higiene e a prevenção de problemas na boca e nos dentes impactam positivamente no bem-estar geral, algo que deve ser levado em conta por você no consultório. A seguir, veja qual é a importância da saúde bucal para o organismo humano.
O que é a saúde bucal?
Podemos dizer que a saúde bucal é o estado de equilíbrio de todos os tecidos e elementos da boca, como os dentes, a língua, as gengivas e a mucosa oral. Inclui a prevenção de doenças como cáries, gengivite e periodontite, e a resolução de problemas na fala, na mastigação e no âmbito estético.
Preservar a saúde bucal é, principalmente, zelar pela higiene dessa área escovando os dentes algumas vezes por dia, passando o fio dental com frequência e utilizando enxaguante bucal. As idas ao dentista também fazem parte disso, portanto, lembre-se que cuidar da boca é cuidar de todo o corpo.
Como a saúde bucal impacta no restante do corpo?
O cuidado com a boca afeta todo o organismo humano, prevenindo situações como:
- Doenças cardíacas
A placa bacteriana, quando acumulada na boca, pode entrar na corrente sanguínea e se alojar nas artérias, causando doenças. A endocardite bacteriana é uma delas, uma infecção na válvula do coração gerada por bactérias vindas das cáries bucais. - Acidentes vasculares cerebrais (AVCs)
Ainda não há uma completa confirmação de que a má higiene bucal contribui para um AVC. Porém, diversos estudos apresentam uma ligação entre doenças bucais e os microrganismos que atuam na resposta inflamatória, que podem piorar um quadro de AVC. - Impotência sexual
As bactérias da boca podem migrar para as veias responsáveis pela irrigação do pênis, prejudicando o fluxo sanguíneo e a ereção. - Diabetes
A falta de saúde bucal não gera a diabetes, mas pode ser um fator de risco e impactar no controle da glicose. Afinal, a má higiene dos dentes aumenta os níveis de açúcar no sangue. - Complicações na gravidez
As citocinas (proteínas secretadas pelas células) das doenças bucais podem afetar a gestação e aumentar o risco de um parto prematuro, segundo alguns estudos. Por isso, os cuidados com a saúde da boca na gravidez estão presentes nas diretrizes da Política Nacional de Saúde Bucal. - Doenças respiratórias
A placa bacteriana acumulada também pode chegar até os pulmões, causando pneumonia e bronquite. - Artrite
Quando as bactérias presentes na boca migram para as articulações, o quadro de artrite reumatóide se agrava, gerando mais dores e dificuldades para o paciente.
Como cuidar da saúde bucal?
Veja algumas dicas simples que garantem o cuidado adequado com a boca e, consequentemente, contribuem para a saúde geral:
- Escovar os dentes ao menos duas vezes por dia, durante dois minutos. Use uma escova macia e creme dental com flúor.
- Utilize o fio dental uma vez ao dia, para remover a placa bacteriana alojada entre os dentes.
- Após a escovação, faça um bochecho com enxaguante bucal.
- Visite o dentista regularmente, para limpezas mais profundas e para averiguar possíveis problemas, identificando em estágios iniciais.
Leia mais conteúdos como esse no blog
Estamos sempre produzindo materiais úteis e relevantes para quem atua como dentista. Confira outras dicas e informações interessantes para o dia a dia no seu consultório.