A cárie é um dos principais problemas de saúde bucal registrados ao redor do mundo. O quadro afeta, sobretudo, as crianças e o tratamento adequado passa por diferentes procedimentos, que têm a presença da abertura cavitária.
Neste artigo, você vai descobrir tudo sobre a intervenção e conhecer os produtos da CVDentus® que podem ajudá-lo. Boa leitura!
O que é a abertura cavitária?
A abertura cavitária visa tratar cáries ou outras lesões dos tecidos duros dos dentes. Ciclo primordial de diferentes tratamentos odontológicos, ela tem o objetivo de restaurar e proteger estruturas remanescentes, tornando-as resistentes e prevenindo o surgimento de novas cáries.
A intervenção devolve forma, função e estética aos dentes dos pacientes. Ao eliminar o tecido doente, garante-se bem-estar e qualidade de vida às pessoas, com um importante aliado: a vitalidade da polpa dentária.
É nela que ficam os nervos, os vasos sanguíneos e o tecido conjuntivo. Por ser uma área muito sensível, em caso de doenças, os pacientes sentem fortes dores.
Equipamentos da CVDentus® auxiliam a realização da abertura cavitária
A abertura pode ser feita com diversos modelos de pontas da CVDentus®. Os piezos, por sua vez, são o Clinical Plus e DentSurg Pro. Com qualquer um desses equipamentos, é possível utilizar aspontas esféricas da sua preferência. Confira os produtos que podem estar em seu consultório:
- Ponta Clínica R1-A: indicada para desgaste/abertura cavitária pequena de difícil acesso, como um túnel.
- Ponta Clínica CR4XR: recomendada ao alto desgaste para abertura cavitária e alto desgaste ao preparo para laminados e lentes de contato.
- Ponta Clínica R0,5: ideal para desgaste/abertura cavitária pequena.
- Ponta Clínica R1-B: excelente opção para desgaste/abertura cavitária pequena de difícil acesso, como face lingual de anteriores e acesso tipo túnel.
- Ponta Clínica R4: perfeita para o desgaste para o acesso à câmara pulpar e desgaste/abertura cavitária grande.
Todas têm o exclusivo diamante CVD em sua composição. A tecnologia, fabricada em laboratório e patenteada internacionalmente, apresenta resistência à corrosão, alto grau de dureza, menor coeficiente de atrito e compatibilidade biológica.
Diante desses diferenciais, os produtos garantem alta performance, qualidade e eficiência superiores nos procedimentos. Clique aqui, acesse o catálogo da marca e confira mais detalhes.
Quando a abertura cavitária é indicada?
A abertura cavitária é indicada em casos de cáries ou outras lesões nos tecidos dentários rígidos. Entre as principais finalidades da técnica, além de eliminar as partes doentes, está a criação de uma cavidade que permite à estrutura dentária receber e segurar o material restaurador.
Com isso, é possível manter a vitalidade de todas as áreas que antes haviam sido afetadas. Ou seja, as chances das doenças voltarem a causar incômodos reduzem drasticamente.
A abertura também é indicada para:
- Eliminar o tecido doente;
- Estender as margens da cavidade a locais de relativa imunidade à cárie;
- Dar à cavidade formas que permitam ao dente receber e reter o material restaurador;
- Preservar a vitalidade da polpa dentária.
Para não esquecer
- A abertura cavitária integra os procedimentos que visam tratar cáries e outras lesões nos tecidos dentários rígidos;
- Seguir os passos destacados neste artigo é fundamental para o sucesso da técnica;
- A CVDentus® possui diversos produtos que podem ser utilizados na intervenção.
Adquira o sistema CVDentus agora mesmo
Clique aqui, saiba mais informações sobre as pontas e compre a sua!