Recentemente, você conferiu aqui, no blog da CVDentus®, um conteúdo sobre o corte de raiz. Uma das intervenções com esse fim é a apicectomia, assunto deste artigo.
Descubra agora o que é o tratamento, como ele é feito, quais são os cuidados necessários e muito mais. Boa leitura!
O que é a apicectomia?
Realizada no ápice da raiz dentária, a apicectomia ou cirurgia periapical consiste na remoção de lesões intraósseas localizadas nessa região. Na maioria das vezes, os ferimentos têm origem em infecções e destroem o osso maxilar ou mandibular.
Além da lesão, a ponta da raiz também é retirada durante o procedimento. Geralmente, ele é indicado em casos de infecção permanente, que causam inchaços, dores fortes, sensibilidade extrema nos dentes, entre outros sintomas.
Dilacerações e perfuração no último terço da raiz, além de fraturas causadas por tratamentos anteriores, completam a lista de recomendações da intervenção.
Como é feita a apicectomia?
Com o uso de anestesia local, você faz um pequeno corte e abertura na gengiva para acessar a ponta da raiz e visualizar a área infeccionada. Após, é necessário remover os tecidos lesionados com o auxílio de broca ou ultrassom.
A obturação da ponta da raiz (ápice) e a higienização são os passos seguintes. O fechamento da área ocorre por meio de sutura.
Quais são os cuidados necessários depois da apicectomia?
O corte de raiz pode causar inflamações no pós-operatório. Por isso, é fundamental destacar ao seu paciente os cuidados necessários para uma boa recuperação:
- Evitar bochechos e não consumir alimentos e bebidas muito quentes nos dois primeiros dias que sucedem a cirurgia;
- Não fazer atividades físicas e outros esforços, principalmente nos dois primeiros dias depois da intervenção;
- Não pressionar a região durante a escovação e não comer alimentos muito duros.
Em conjunto, essas medidas preventivas evitam, por exemplo, a abertura dos pontos e hemorragias. Situações como essas são caracterizadas como uma emergência odontológica. Por isso, oriente o seu cliente a procurá-lo sempre que ocorrer sangramentos.
Como a CVDentus® pode ajudá-lo?
A marca tem os equipamentos ideais para auxiliá-lo na realização da apicectomia. O Optymus, opção com custo acessível, é compacto, mas com forte potência, o que garante uma intervenção rápida e segura.
Além dele, há o Clinical Plus, equipamento que atende todas as especialidades clínicas, e o DentSurg Pro, piezoelétrico ultrassônico completo, incluindo Osteotomias. Acompanham ele 5 pontas clínicas e 5 pontas cirúrgicas. Voltado a cirurgias ósseas na perspectiva 360º, o DentSurg Pro também garante eficiência e segurança, promovendo procedimentos de grande desempenho em seu consultório.
Em resumo
- A apicectomia é o procedimento de remoção seletiva de tecido cariado que visa retirar lesões causadas por infecções dentárias.
- Para fazê-la, é necessário utilizar anestesia local, o que evita desconfortos ao paciente.
- O pós-operatório exige uma série de cuidados às pessoas, a fim de prevenir complicações.
- Os piezos da CVDentus®, são perfeitos para você fazer uma intervenção segura e de alta performance.
Compre agora o seu DentSurg Pro
Que tal adquirir uma solução que tem a alta tecnologia como sinônimo? Clique aqui, saiba mais sobre ela e leve o que há de melhor no mercado para a sua clínica odontológica.