Flapless: técnica inovadora para Cirurgias Estéticas

onheça a técnica Flapless, que traz maior previsibilidade e conforto ao paciente, para aumento de coroa clínica sem abertura de retalho. Alta eficiência e qualidade para reter e ampliar sua carteira de pacientes!   Conquistar um sorriso bonito, atraente e harmônico tem sido o desejo de muitas pessoas. Além da era da exposição nas redes sociais e preocupações estéticas,  o sorriso é comprovadamente uma das maneiras mais eficientes de nos comunicarmos. Uma pesquisa realizada pelo IBGE revelou que 93% da nossa comunicação é não-verbal. Ou seja, um sorriso confiante ajuda a melhorar relacionamentos, sejam amorosos ou de amizade, e também situações do ambiente profissional, sem contar com o fato de que sorrir movimenta cerca de 17 músculos, relaxando as tensões do nosso corpo. Todos podemos concordar sobre os benefícios de um sorriso confiante! A odontologia contemporânea  traz uma série de ferramentas, técnicas e possibilidades de atuação englobando o fluxo digital, a multidisciplinaridade e busca por tratamentos cada vez menos invasivos e com maior previsibilidade. São muitos os fatores a serem considerados, mas um tratamento de harmonização estética quase sempre passa pela necessidade da realização da cirurgia de aumento de coroa clínica, uma vez que o contorno, posicionamento e formato da gengiva são determinantes para harmonizar o sorriso. Do outro lado da equação estão os pacientes buscando tratamentos rápidos, previsíveis e confortáveis. Muitas pessoas não se encorajam a seguir um tratamento com medo de dor e do pós-operatório. Então como fazer para agradar o paciente sem se arriscar com técnicas que muito prometem mas que são inviáveis do ponto de vista clínico e econômico? Neste artigo, falaremos da Técnica Flapless de Aumento de Coroa Clínica que, com sua simplicidade e ótimos resultados, vem revolucionando a forma de executar a etapa “mais dolorida” do tratamento de harmonização estética.   O que é Flapless na odontologia? A Técnica Flapless de Cirurgia Estética foi desenvolvida pelo Professor Dr. Paulo Kano para realização de aumento de coroa clínica estético. Ela consiste na execução de gengivoplastia seguida de rebaixamento da crista óssea para aumento do tamanho da coroa e harmonização estética do sorriso do paciente. Diferente de outras vertentes praticadas na odontologia, a técnica Flapless dispensa a necessidade de abertura de retalho gengival para acessar a crista óssea e permite total controle e previsibilidade do desgaste.
Foto: Drs. Aline Santade e Laércio Giovani
Prof. Dr. Paulo Kano

Dessa forma, confere os seguintes benefícios:

  • Cirurgia mais limpa e com maior previsibilidade;
  • Baixa invasividade e com mais conforto para o paciente;
  • Recuperação entre 5 e 10 vezes mais rápida, diminuindo o prazo total do tratamento.

 

Em quais tipos de intervenções aplica-se a técnica Flapless?

A técnica Flapless pode ser usada na Periodontia para aumento da coroa clínica sem abertura de retalho. A grande maioria dos pacientes recorre ao procedimento para corrigir retrações / sorriso gengival ou recobrimento gengival.

 

Como o diamante CVD ajuda na técnica Flapless?

A execução da técnica Flapless de cirurgia estética com todos esses benefícios só é possível por meio da utilização do sistema ultrassônico e pontas exclusivas de diamante CVDentus.

O Diamante CVD, cujo nome advém de seu processo de fabricação (“Chemical Vapor Deposition”), é um diamante artificial desenvolvido com tecnologia 100% brasileira, patenteada em todo o mundo.

Possui dureza próxima à do diamante natural e uma superfície extremamente lisa, o que possibilita o desgaste da crista óssea sem machucar o tecido mole.

Diamante CVDentus (pedra única)
Diamante Convencional (pó de diamante)

Em conjunto com o ultrassom odontológico, permite preservar totalmente a integridade dos vasos e tecido mole durante a cirurgia. Dessa forma, quando associado à técnica Flapless, o procedimento se torna minimamente invasivo, e com isso a recuperação e o conforto do paciente muito melhores.

Para os profissionais, a tecnologia CVDentus também traz mais agilidade e qualidade aos procedimentos. Para se ter uma ideia, o tempo de molde normal de 7 dias após a cirurgia, se transforma em uma atividade que pode ser realizada no mesmo dia do procedimento.

“A técnica Flapless aumenta o nível de previsibilidade do resultado final, uma vez que o processo de osteotomia fica muito mais controlado e preciso. O  que mais me impressionou foi a rápida cicatrização e o conservadorismo dos tecidos gengivais, devido ao diamante homogêneo. Os insertos da CVDentus oferecem também a marcação da altura do espaço biológico, sendo possível saber a exata profundidade do rebaixamento ósseo em relação ao nível da gengiva, possibilitando um pós operatório diferenciado da técnica convencional.”

Dra. Wagneide Menezes

 

Como aprender a técnica Flapless?

Ficou interessado pelos benefícios da Flapless? Ofereça mais conforto e qualidade em tratamentos para os seus pacientes ao conhecer melhor essa técnica tão moderna e com excelentes resultados!

COMPARTILHE:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ao usar este site, você concorda com o uso de cookies. Usamos cookies para fornecer a você uma ótima experiência e para ajudar nosso site a funcionar de forma eficaz.