Para muitas pessoas, ir ao dentista é uma experiência marcada pelo nervosismo. Controlar o medo que aflige os pacientes e acolhê-los de forma genuína é um dos objetivos da odontologia humanizada, assunto deste artigo.
Nele, você vai descobrir o que é esse processo, qual é a sua importância, quais são os seus benefícios e como aplicá-lo em seu consultório. Boa leitura!
O que é a odontologia humanizada?
Ao contrário do que muitos profissionais podem pensar, não são apenas as crianças que necessitam de uma atenção maior quando chegam às clínicas odontológicas. Pessoas de todas as idades podem ser prejudicadas pelo medo quando precisam de algum tratamento de saúde bucal.
A odontologia humanizada entra em cena para dar um suporte individualizado aos clientes que chegam até você. Cada indivíduo é visto de forma única, com os seus medos e inseguranças.
Compreender os motivos por trás da ansiedade de alguém facilita a abordagem e a realização de diversos procedimentos. A ideia é estabelecer uma relação de respeito, marcada pela empatia e pelo acolhimento.
Quando você se preocupa com a dor do seu paciente, certamente ganhará a confiança dele.
Quais são os benefícios da odontologia humanizado?
O aumento da segurança dos clientes é apenas uma das diversas vantagens da odontologia humanizada. Veja outras três:
-
Diferencial
Como é o atendimento prestado pelos seus concorrentes? Se a forma como você recebe os clientes é marcada pela compreensão das dificuldades individuais, saiba que a sua clínica estará em uma posição diferenciada no mercado.
-
Visibilidade
Humanizar a sua atuação coloca a sua clínica em evidência. Com a visibilidade, é possível ampliar o seu negócio e aumentar o número de pacientes.
-
Fidelização
Um atendimento de excelência marca a vida das pessoas. Isso fideliza o público e permite que ele também compartilhe as suas experiências positivas com amigos, familiares, entre outros.
Como implantar a odontologia humanizada na sua clínica?
Para tornar a odontologia humanizada uma realidade em seu consultório, é muito importante ouvir todas as informações trazidas pelo paciente. Entenda o motivo do nervosismo, as causas por trás do medo e priorize o bem-estar dele.
Adote um diálogo claro, tranquilo e respeitoso. Além disso, reforce a importância que os procedimentos odontológicos têm para a qualidade de vida.
Se necessário, faça treinamentos voltados à inteligência emocional, por exemplo. Qualificações podem ampliar o seu leque de conhecimentos e fazer com que você lide melhor com várias situações do dia a dia.
Coloque a empatia em primeiro lugar! Isso certamente fará de você um profissional diferenciado.
Acompanhe o nosso blog
Quer saber mais informações sobre o mercado odontológico? Clique aqui e confira outros conteúdos que preparamos para você.