Nos últimos anos, a odontologia se transformou para colocar o paciente e sua experiência no centro do atendimento. Dessa mudança, nasceu a odontologia minimamente invasiva.
Com princípios como a redução de desgastes e o conforto, a prática é uma tendência no mercado odontológico atual. No artigo, descubra o que é e quais são seus principais benefícios!
O que é odontologia minimamente invasiva?
É uma abordagem de tratamento cujo foco é preservar a saúde e a estrutura natural dos dentes.
Assim, ao invés de recorrer a procedimentos agressivos (como extrações ou grandes desgastes), ela utiliza técnicas modernas e precisas para atuar somente onde é necessário — com o mínimo de intervenção possível.
Dessa forma, a prática gera benefícios não só para pacientes, mas também para dentistas. Conheça alguns deles:
4 benefícios da odontologia minimamente invasiva
-
Redução de desconfortos
Com técnicas menos agressivas, os pacientes não experimentam tanta dor e sensibilidade. Isso contribui para uma experiência geral mais agradável, diminuindo a necessidade de anestesias e analgesias.
-
Recuperação mais rápida
Procedimentos menos invasivos implicam em cicatrizações e adaptações mais rápidas. Assim, o paciente pode retomar suas atividades normais em um período reduzido, sem o estresse de uma recuperação longa e dolorosa.
-
Melhor aceitação a tratamentos
Por atenuar desconfortos e recuperações dolorosas, a odontologia minimamente invasiva contribui para a aceitação de tratamento. Afinal, o medo e ansiedade em relação ao dentista diminuem, aumentando as chances da efetivação do serviço.
-
Fidelização e satisfação
Proporcionando uma experiência positiva, a prática potencializa a satisfação do paciente. Dessa forma, ela contribui para a construção de uma base de clientes fiéis, que recomendam seus procedimentos.
- Lembre-se: a recomendação boca a boca é um diferencial competitivo que coloca você à frente da concorrência!
3 tecnologias e técnicas essenciais para a odontologia minimamente invasiva
Agora que você já sabe o que é a odontologia minimamente invasiva e quais seus principais benefícios, chegou a hora de descobrir como aplicá-la!
- Realização de exames de imagem: exames de imagem, como raios-X e tomografias, fornecem uma visão detalhada da estrutura dentária dos pacientes. Dessa forma, apoiam a detecção precoce de problemas, o planejamento efetivo do tratamento e ações mais assertivas.
- Técnicas que preservam os tecidos e estrutura natural dos dentes: a adoção de procedimentos que preservam ao máximo a estrutura natural dos dentes é basilar para a odontologia minimamente invasiva. Algumas das técnicas que se destacam incluem:
- Microcavidades: para trato de cáries, retira-se apenas a parte danificada do dente.
- Restaurações inlay e onlay: para substituição de áreas comprometidas, uma opção às obturações tradicionais e às coroas dentárias.
- Uso de tecnologia odontológica inovadora: materiais odontológicos altamente tecnológicos permitem intervenções mais delicadas, com resultados mais duradouros e menores riscos para o paciente. Alguns exemplos são:
- Pontas cirúrgicas DLC (Diamond-Like Carbon): projetadas para cortes precisos, minimizam danos aos tecidos moles.
- Piezo DentSurg Pro: voltado a cirurgias ósseas, realiza cortes seguros, protegendo tecidos e proporciona maior conforto.
CVDentus: sua parceira na implementação da odontologia minimamente invasiva!
Com uma linha completa de produtos e equipamentos de alta tecnologia, a CVDentus oferece soluções que garantem o conforto do paciente e a assertividade dos tratamentos odontológicos.
Precisa de apoio para implementar a odontologia minimamente invasiva no seu consultório?
Fale conosco e conheça os materiais ideais para a sua prática!