O câncer de boca é um tumor maligno que se desenvolve em qualquer parte da cavidade oral. Ele pode atingir lábios, gengivas, língua, bochechas, palato (céu da boca) e assoalho da boca (região abaixo da língua).
Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam que mais de 10 mil novos casos são registrados anualmente no Brasil. Entre o principal perfil atingido pela doença estão os homens acima de 40 anos.
Nesse artigo, vamos destacar a importância da prevenção e como a tecnologia está revolucionando o diagnóstico e o tratamento, sendo fator decisivo para a redução desse índice. Leia conosco.
O que causa o câncer de boca?
A falta de hábitos saudáveis é o que mais leva pessoas a apresentar sintomas cancerígenos. Ter na sua rotina algumas ou todas essas práticas torna o risco maior:
- Tabagismo;
- Consumo de bebidas alcoólicas;
- Má alimentação;
- Falta de higiene bucal.
Outros fatores que auxiliam o aumento são a exposição prolongada ao sol (no caso de câncer nos lábios) e infecções pelo vírus do papiloma humano (HPV).
Prevenção é o primeiro passo
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que a prevenção e a conscientização ajudarão a reduzir a incidência de câncer em até 25% até 2025. Existem diversas formas de tornar o assunto mais presente no cotidiano da sociedade.
Desde campanhas nacionais e leis federais, como a Lei nº 13.230/2015 que institui a Semana Nacional de Prevenção do Câncer Bucal, até a conversa com pacientes, o tema deve ser tratado com ampla seriedade. Profissionais da saúde precisam liderar esta frente.
Os dentistas são os primeiros a tomar a iniciativa de destacar os sintomas aos seus públicos. Explique a cada pessoa que passar pela sua clínica o que fazer para se proteger e buscar ajuda o mais rápido possível ao apresentar sintomas, como:
- Lesões na cavidade oral ou nos lábios, que não cicatrizam por mais de 15 dias, que podem apresentar sangramento e estejam crescendo;
- Manchas e placas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengivas, céu da boca ou bochechas;
- Nódulos no pescoço;
- Rouquidão persistente;
- Dificuldade de mastigar e de engolir;
- Dificuldade na fala;
- Sensação de que há algo preso na garganta;
- Dificuldade para movimentar a língua.
A tecnologia está presente no diagnóstico precoce
Avanços tecnológicos são fatores decisivos para auxiliar na prevenção e detecção de tumores. Entre as soluções que reforçam o cuidado com o paciente, estão:
- Modernas tecnologias de imagem: são scanners intraorais que dão uma visão ampla e detalhada com visualização detalhada, o que permite encontrar anomalias na região.
- Cirurgias robóticas: com acessórios e tecnologias desenvolvidas para todas as práticas clínicas, as cirurgias se tornam mais precisas, eficientes e indolores, eliminando qualquer foco que possa se tornar um perigo futuro.
- Radiografias digitais: oferece imagens mais nítidas com menor exposição à radiação em comparação aos métodos tradicionais.
- Tomografia computadorizada: proporciona uma visão 3D detalhada das estruturas orais, facilitando diagnósticos mais precisos e o planejamento de cirurgias complexas, como implantes dentários.
A CVDentus está à frente no desenvolvimento de tecnologias de prevenção
Escolher as melhores opções do mercado reduz o tempo de tratamento e aumenta as chances de cura. Por isso, oferecer soluções modernas é o que trará menor invasividade com maior precisão e agilidade no diagnóstico e no acompanhamento.
Quer ampliar o seu atendimento aos clientes e tornar a prevenção a qualquer doença mais eficaz? Conheça aqui as novidades da CVDentus e como elas apoiam o crescimento profissional da Odontologia.