A sua atuação no dia a dia logicamente não seria a mesma sem o valoroso apoio de instrumentos odontológicos, correto? Em meio a diversas soluções, o ultrassom dental se destaca por garantir procedimentos seguros e de alta performance aos pacientes.
Fruto do amplo desenvolvimento tecnológico, o item assegura tratamentos de excelente qualidade àqueles que confiam no seu trabalho. E as possibilidades de uso também são muitas!
Saiba o que é o aparelho e quais são os seus principais benefícios, e conheça 10 tratamentos que podem ser feitos com o auxílio do item. Continue aqui e também descubra como os equipamentos de ponta desenvolvidos por nós podem melhorar ainda mais os tratamentos que você oferece ao público.
O que é o ultrassom dental?
Em poucas palavras, é uma solução multifuncional capaz de atuar em muitas frentes e contribuir com a plena saúde bucal das pessoas. Assim, podemos definir o ultrassom dental.
O equipamento desempenha papéis fundamentais no diagnóstico de quadros ligados à Dentística, Endodontia e Periodontia. Nesse sentido, além do caráter preventivo, contribui para ações que visam corrigir problemas que afetam a estrutura dentária e a gengiva.
Entre as suas principais funções, estão a retirada de placas bacterianas e a remoção de manchas nos dentes. Pontos como esses estão diretamente relacionados ao bem-estar, à autoestima e à qualidade de vida dos pacientes como um todo.
Quando o assunto é a tecnologia empregada em nossos ultrassons piezoelétricos, vale destacarmos que os cristais presentes nos equipamentos proporcionam tensão elétrica em vibração, assegurando eficiência na aplicação. Isso garante resultados extremamente notáveis e satisfatórios logo no primeiro uso.
Os produtos também contam com um excelente sistema de realimentação automática. Graças aos recursos embarcados nas peças de mão e placas, os piezos detectam o seu manuseio, realizando o autoajuste em microssegundos. Pontos como esses mantêm a estabilidade da frequência do ultrassom, sem interrupções e com o melhor desempenho durante os procedimentos.
Outro aspecto importante é que os ultrassons funcionam por vibrações. Somado a isso, há claras diferenças entre as versões dental e de alta rotação. No caso dos aparelhos de alta rotação, o nome se dá pois eles facilitam a remoção do tecido cariado em limpezas.
Alinhada a esse atributo, está o fato dos produtos serem utilizados para outros fins. O acesso para o canal do dente e o preparo para superfícies voltadas a próteses são alguns deles.
Quais são as vantagens do ultrassom dental?
Justamente por se adaptar a diferentes tipos de trabalho, o ultrassom dental apresenta diversos benefícios. Entre os principais, podemos destacar:
- Considerável redução no tempo dos trabalhos;
- Eficiência superior de micro-organismos alojados na arcada;
- Maior conforto aos pacientes.
Em quais casos o ultrassom dental pode ser utilizado?
Elencamos 10 casos em que a aplicação do equipamento pode fazer toda a diferença em sua clínica. Confira:
1. Acesso cavitário
O termo se refere à posição do espaço pulpar do dente. Nesse caso, o ultrassom dental facilita a visualização dessa área. Ou seja, é primordial para tornar mais fácil o seu trabalho e tornar os manejos ainda mais seguros.
2. Localização de canais calcificados
A calcificação dos canais prejudica o acesso a essas áreas durante intervenções de natureza endodôntica. Superar a barreira é possível graças ao item, que possibilita a ágil localização dos elementos, geralmente causados por infecções.
3. Remoção de calcificações pulpares
As deposições do chamado tecido mineralizado na câmara pulpar também trazem malefícios à saúde bucal dos pacientes. Remover as calcificações com o auxílio do ultrassom é igualmente possível, trazendo ainda mais excelência à sua prática no cotidiano.
4. Retirada de instrumentos fraturados
Instrumentos fragmentados no canal radicular impedem a limpeza adequada dos dentes. A retirada desses materiais ocorre para salvar a estrutura de uma possível infecção, o que pode gerar fístulas e, consequentemente, a perda do dente. Além disso, há risco à vida.
5. Remoção de retentores intrarradiculares
Os retentores são inseridos em dentes que, devido a tratamentos endodônticos, têm perda em parte da estrutura. Materiais como esses são capazes de corrigir problemas ligados à composição dos dentes como um todo e devem ser removidos em determinadas situações, incluindo a necessidade de intervenções protéticas, etc.
6. Intensificação dos efeitos das soluções irrigadoras
Quando o assunto é Endodontia, a irrigação é uma função primordial, uma vez que desinfecta e limpa o sistema de canais radiculares antes, durante e depois de uma intervenção. O ultrassom contribui para a higienização de áreas de trabalho, facilitando a sua atuação de diferentes formas.
7. Condensação dentária
Próteses que exigem detalhes são peças-chave da condensação dentária. Determinante para a qualidade do material a ser aplicado na boca dos pacientes, a tarefa também pode ser grandemente facilitada com o apoio do equipamento.
8. Remoção de material obturador
Para que você possa atuar em todo o canal com ótimo desempenho, é fundamental retirar todo o material obturador. Em cenários assim, onde os itens utilizados na obturação têm intervenção direta na raiz, o ultrassom contribui para trabalhos ainda mais rápidos e eficazes.
9. Retratamento endodôntico
A retirada de material de preenchimento, bem como a desinfecção e o remodelamento do canal, fazem parte do chamado retratamento endodôntico. A retirada de obturações irregulares pode ser facilitada com o ultrassom dental, tendo a assertividade como palavra-chave.
10. Cirurgia parendodôntica
Ela entra em cena quando tratamentos endodônticos convencionais não apresentam respostas a lesões periapicais. Assim, o utensílio desempenha um papel fundamental no tratamento de uma ou mais estruturas, evitando a perda definitiva dos dentes. Por fim, contribui também com a abertura da janela e a raspagem do retropreparo.
Conte conosco e garanta tratamentos de excelente qualidade aos pacientes
Aqui, na CVDentus®, você encontra o que há de melhor quando o assunto é ultrassom dental! Temos 3 equipamentos que se encaixam perfeitamente ao que os tratamentos endodônticos exigem:
1. Clinical Plus
Facilita o acesso à câmara pulpar e torna mais fáceis os trabalhos relacionados à remoção de cálculo/istmo, linha fraturada e núcleo, além de muitas outras intervenções.
SAIBA MAIS
2. DentSurg Pro
É a solução perfeita para tornar os procedimentos realizados em sua clínica ainda mais precisos e seguros, com cortes rápidos e precisos, e total redução de ferimentos nos pacientes.
SAIBA MAIS
3. Optymus
Torna ainda mais assertivo os procedimentos e a profilaxia da Endodontia, já que tem a excelência como um de seus principais sinônimos!
Eficiência de uso, previsão de cortes ósseos, preservação dos tecidos moles e alta redução de hematomas, necroses e dores.
SAIBA MAIS
Que tal todos esses diferenciais ao seu lado?
Entre em contato conosco, saiba mais sobre os equipamentos e descubra como eles podem facilitar os tratamentos ofertados aos pacientes.