Caso clínico pelo DR. Diego Bazan: remoção de tórus mandibular

A osteotomia é sempre um procedimento que exige cuidado e atenção, afinal, um pequeno erro pode machucar e prejudicar o paciente. Confira abaixo o caso clínico do Dr. Diego Bazan sobre remoção de tórus mandibular.

Dr. Diego Bazan é cirurgião-dentista, especialista em Cirurgia Bucomaxilofacial, Periodontia e Implantodontia e também professor de Periodontia do Centro Universitário da Grande Dourados- UNIGRAN. Nesse caso clínico, Bazan utilizou o DentSurg PRO para oferecer mais conforto ao seu paciente.

O DentSurg PRO, piezoelétrico da CVDentus, permite realizar procedimentos sem lesionar os tecidos moles. Com a tecnologia, o corte ocorre apenas no osso com grande precisão. Dessa forma, a cirurgia é mais limpa, sem sangramentos, e a recuperação do paciente é muito melhor.

Saiba mais: Diamante CVD e Piezo: Vantagens e Possibilidades em todas as especialidades

A seguir, você poderá conhecer com mais detalhes os resultados e os benefícios da piezocirurgia por meio do Caso Clínico do Dr. Diego Bazan.

CASO CLÍNICO DO DR. DIEGO BAZAN

O CENÁRIO
O paciente em questão é um fumante de 57 anos. Diariamente, o paciente fumava cerca de 20 cigarros. Ele necessitava de uma prótese parcial removível, porém, o tórus mandibular impedia o assentamento correto da prótese.

O PROCEDIMENTO
“Foi realizada a osteotomia do tórus mandibular utilizando a peça reta cirúrgica do aparelho DentSurg PRO”, explica o Dr. Diego Bazan.

De acordo com o doutor, a cirurgia transcorreu sem intercorrências.

 

“Optei por realizar a cirurgia com o DentSurg devido aos benefícios que a piezocirurgia traz, como baixo sangramento favorecimento à cicatrização”.

Como resultado, mesmo com o fato de o paciente ser fumante, foi possível obter uma excelente cicatrização no pós-operatório:

15 dias após remoção das suturas

CONHEÇA MELHOR A PIEZOCIRURGIA
A piezocirurgia utiliza o conceito de piezeletricidade. Com isso, cristais como o quartzo recebem estímulos de pressão o tensão. Então, produzem campos eletromagnéticos com intensidade igual àquelas que receberam.

Para se ter uma ideia, essa “troca” é tão exata que é utilizada em relógios e computadores para marcar o tempo.

Na odontologia, a tecnologia é usada por meio das ondas de ultrassom e suas aplicações vão desde remoções de cáries, até casos como o apresentado pelo Dr. Diego Bazan.

VANTAGENS DA PIEZOCIRURGIA
Como foi possível notar, a piezocirurgia é extremamente precisa, uma vez que permite realizar cortes milimétricos no tecido ósseo com alta preservação e previsibilidade.

A técnica ainda é bastante segura, uma vez que protege os tecidos moles e torna o campo operatório mais limpo.

Dessa forma, o risco cirúrgico para o paciente também é reduzido. Afinal, é possível encostar em tecidos moles, como a gengiva e os nervos, sem que haja chances de os mesmos serem rompidos.

Por isso também a piezocirurgia é altamente indicada para procedimentos complexos, quando a precisão e a redução dos traumas são essenciais no resultado do tratamento.

Além disso, a recuperação do paciente é muito mais rápida e menos dolorida. Fazendo com que os benefícios da técnica sejam notados também pelos pacientes.

Confira também: Flapless: relato de caso clínico pelo Dr. Fabrício Fernandes

CATEGORIA:

COMPARTILHE:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ao usar este site, você concorda com o uso de cookies. Usamos cookies para fornecer a você uma ótima experiência e para ajudar nosso site a funcionar de forma eficaz.