Como funciona a câmara pulpar do dente?

Quando o assunto é saúde bucal, podemos destacar uma série de estruturas que são fundamentais para garantir múltiplas funções aos pacientes. Uma delas é a câmara pulpar do dente.

Assunto deste conteúdo, ela desempenha papéis essenciais ligados ao bem-estar e à qualidade de vida das pessoas. Mas, o que é ela e como se dá o seu funcionamento?

É o que você vai descobrir ao longo do artigo. Continue aqui e saiba mais sobre o assunto.

 

O que é a câmara pulpar do dente?
Considerada a região mais “viva” da arcada, a câmara pulpar do dente é a área interna que abriga a sua polpa. Quando ocorre o comprometimento do esmalte, causado por cáries, por exemplo, as bactérias “entram” na estrutura, afetando a polpa.

Por isso, é necessário consultas regulares ao dentista, a fim de evitar as temidas cáries. Cabe lembrarmos que os pontos escuros nos dentes não afetam apenas as crianças.

Os adultos também podem ser acometidos pelos tecidos cariados, o que pode trazer fortes dores. Por isso, visitar uma clínica odontológica de confiança é sempre importante!

 

Como ela funciona?
Composta por nervos, vasos sanguíneos e tecido conjuntivo, a câmara é cercada pela dentina. Rígida, ela é “protegida” pelo esmalte.

A circulação de sangue nessas áreas mantém a polpa e os nervos saudáveis. Ou seja, quando há comprometimento da estrutura, são necessárias intervenções para manter o dente saudável.

 

Tratamento de complicações na câmara pulpar
O tratamento de canal é a principal medida para salvar a câmara pulpar do dente. Ele evita o prolongamento das complicações, que são capazes de afetar outras áreas da arcada.

Intervenções como essa são essenciais para devolver a qualidade da polpa, impedir que a raiz morra ou que seja necessário extrair dentes de forma definitiva.

 

Kit Endodontia CVDentus®: ideal para o trabalho na câmara pulpar
Disponibilizamos o que há de melhor para facilitar o seu trabalho nessas situações: o Kit Endodontia. Ele é composto por 4 exclusivas pontas de diamante. Veja como elas podem ajudá-lo:

1. Ponta R1-E
Voltada ao desgaste para preparo da câmara pulpar, possibilitando a remoção do teto e da dentina. Realiza também a retirada do nódulo pulpar e auxilia na localização do canal.

2. Ponta CR4F-ST
Crucial para o desgaste fino das paredes da câmara sem desgaste ao assoalho da estrutura.

3. Ponta T1F-E
Permite a localização e desobstrução do canal, além de limpeza da área de istmo e remoção de nódulo pulpar.

4. Ponta TR1F-ST
Indicada para a higienização lateral na região do istmo e desgaste fino na entrada do canal.

Adquira o seu
Saiba mais detalhes do kit e faça a sua compra agora mesmo!

CATEGORIA: ,

COMPARTILHE:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ao usar este site, você concorda com o uso de cookies. Usamos cookies para fornecer a você uma ótima experiência e para ajudar nosso site a funcionar de forma eficaz.