A gravidez é um dos momentos mais mágicos da vida de uma mulher. Diante dos cuidados que são essenciais para o bem-estar de mamães e bebês, uma dúvida é constante: como saúde bucal e gestação se relacionam?
Uma das respostas está nas alterações hormonais, muito comuns durante a gravidez. As diversas mudanças pelas quais passam o organismo feminino exigem um cuidado ainda maior com os dentes.
E você, dentista, desempenha um papel essencial para orientar as pacientes da melhor forma. Quer saber tudo sobre o assunto?
Siga aqui e saiba mais.
A saúde bucal pode afetar a gravidez?
Sim. Cientistas têm observado cada vez mais conexões entre as enfermidades gengivais e o nascimento de bebês prematuros.
Em todo o mundo, estudos apontam que mulheres com doenças gengivais estão mais propensas a dar à luz a prematuros ou bebês abaixo do peso normal. Somado a isso, caso os quadros piorem durante a gravidez, a tendência de nascimento antes dos 9 meses também aumenta.
Além dessas condições, há, ainda, a pré-eclâmpsia. A hipertensão arterial ou a piora da pressão alta preexistente, que é acompanhada pelo excesso de proteína na urina, pode causar complicações. Geralmente, situações como essa acontecem a partir da 20ª semana de gravidez.
O pré-natal odontológico
Diante dos pontos elencados acima, a importância do chamado pré-natal odontológico fica ainda mais evidente. Nesses casos, o acompanhamento clínico da paciente é fundamental para prevenir o agravamento de doenças já existentes, por exemplo.
É elementar que você destaque a importância de consultas regulares com as mulheres que pretendem engravidar. Salientar que o cuidado com a saúde bucal perante à gestação faz toda a diferença para evitar a prematuridade e outras complicações a ela mesma e ao bebê.
Quais problemas de saúde bucal podem acontecer durante a gravidez?
Agora que você já sabe que saúde bucal e gestação se relacionam de forma bastante próxima, conheça os problemas de saúde bucal mais comuns durante a gravidez:
- Granuloma piogênico ou tumor gravídico;
- Cálculo dentário (tártaro);
- Cárie;
- Erosão ácida;
- Gengivite gravídica;
- Periodontite;
- Placa bacteriana.
A ciência destaca que esses quadros podem ser evitados com idas regulares ao dentista. Somado a isso, é primordial que as grávidas tenham uma alimentação saudável, rica em alimentos integrais, frutas e verduras.
Blog CVDentus®: acesse muitos outros conteúdos
Que tal conferir mais artigos sobre o universo odontológico? Clique aqui e leia outros materiais elaborados para contribuir com o seu conhecimento.